Gostaria de sugerir à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro que criasse na cidade, assim como já existem para os carros, "vagas certas" destinadas exclusivamente às motos e motonetas.
Esta medida visaria liberar as calçadas destes veículos que, sem outra área para estacionamento, acabam sendo deixadas por seus donos sobre as calçadas, obstruindo ainda mais as mesmas e atrapalhando a circulação dos transeuntes.
Esta prática ocorre com freqüência em todo o Rio, principalmente em frente a estabelecimentos comerciais (restaurantes e farmácias) que tenham sistema de entrega de "motoboys". Estes, invariavelmente, estacionam suas motos sobre as calçadas.
Em recente viagem que fez a cidade de Milão/ITA, o Flávio teve a oportunidade de observar a forma como aquela cidade trata a questão acima descrita. Resolveu então fazer algumas fotos que ilustram o bom exemplo de organização lá implantado e que gostaria de aqui levar à aplicação.
Nada mais é do que a reserva de 2 ou mais vagas ininterruptas (anteriormente destinada a carros) que seriam única e exclusivamente reservadas às motos. Estas podem ser estacionadas em sentido paralelo ou transversal às vias em que se encontram, de acordo com a largura das mesmas.
Trata-se de uma medida inteligente e que muito pode ajudar na melhoria da nossa organização urbana, em especial das calçadas, que desta maneira ficam liberadas para uma melhor circulação da população.
6 comentários:
Acho uma balela. Antes de tudo, a Itália é uma merda! Nós devemos boa parte da merda desse nosso país ao "jeitinho italiano", é só tentar achar um português "malandro" que você se dá conta disso. Quanto às motos, aqui funcionava perfeitamente (o único estado que fazia assim) a regra-popular era: estacione ao lado da banca de jornal, pois ela já está bloqueando a passagem de pedestres. Não exise lei, regra ou norma para estacionamento de motos (entre outras coisas relativas à motos) no Rio. Colocar na perpendicular na faixa dupla, além de ser uma UTOPIA, é "moto ao chão" na certa, pois nenhum motorista consegue ver a moto direito atrás de seu carro sem um motoqueiro montado em cima.
Mas por causa de uma "tentativa" de melhorar (leia-se fazer uma norma para o PM poder roubar mais)estão questionando e multando as motos sem explicação e sem lei.
Inclusive a maioria dos motorista nesta cidade tem mais é que ser empalado em praça pública. Ontem, como contei ao Carlinhos, quase fomos atropelados, eu e minha mulher, por um imbecíl que dava ré ao meio-dia na Ataulfo de Paiva. Além disso o indivíduo parecido com um Oswaldo montenegro de 1,90m resolveu abrir a janela para pagar geral a "merda" que eu estava fazendo (sendo atropelado). Caralho! Tive que destruir a porta do veículo do infeliz, o que me custou uns bons socos ao me lembrar que não podia entrar numa briga, pois estava com um pagamento de R$ 3.000 no bolso para ser depositado, tarde demais... Resultado, pensando na segurança do dinheiro, acabei tendo que levar umas borduadas, dar umas poucas e correr sem poder me defender muito. Estava de mãos-atadas.
Esse é o perfil do idiota-urbano que assola o Rio. Só Robespierre SALVA!
Voltando às motos. Na cidade existe esse "sistema Italiano". Mas como a burrice assola o município, são apenas três e dão para umas 15 motos cada! Resultado: o guarda já pode multar as outra mil e trezentas motos que sobraram!
Tem uma foto que não publiquei, com as motos paralelas à calçada. Me pareceu tudo bem civilizado.
Qualquer iniciativa para organizar essa bagunça me parece válida. Já a falta de educação do motorista carioca me parece, além de caso de polícia, que precisa ser alvo de um estudo antropológico.
Porque são tão irresponsáveis?
Pilotar moto no Rio é loucura, mas o que não é loucura aqui? Que a força esteja com os motoqueiros!!!
Concordo com o Felipe.
Só conheço UM estacionamento de motos nesse padrão no Rio, fica na Sta Clara, em frente ao Cafeína. Em SP a regra dos 45º já existe há tempos e nem carro e nem moto páram na calçada. Mas é São paulo.
De resto, esses ''estacionamentos para motos'' já existem, no Centro, onde parar errado é multa na certa.
Quanto mais regras forem criadas, mais propinas na mão da PM. Rio? tem jeito não, caro amigo.
Acho que aqui até o Bin Laden ia pegar umas mulatas e ir pra praia com uma caipirinha na mão.
Postar um comentário